ENECMA PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 11 Fevereiro 2010 15:15
Tweet

bisbisp

O Projecto Estou na Escola com os Meus Amigos – ENECMA - promove apoio multidisciplinar e especializado às crianças e/ou jovens, afastados do contexto escolar, por motivos de doença. Através da exploração do potencial das TIC, o ENECMA facilita a reinserção na escola, favorece a partilha de experiências entre a criança/jovem e a sua turma e combate o isolamento das crianças e dos jovens proveniente do internamento prolongado.

 




 


O Projecto Estou na escola com os meus amigos tem como missão, encorajar as crianças/jovens, que se encontrem ausentes da escola por motivos de doença, a combaterem os desafios médicos e emocionais que enfrentam diariamente mantendo-as incluídas no contexto educativo.
Este projecto conta com uma equipa de três professoras que põe em prática as actividades planificadas, consoante o contexto em que o aluno se encontra (escolar e familiar ou físico e emocional). Conta ainda com a colaboração de uma professora no hospital e das pediatras e enfermeiras tanto do serviço da Pediatria como da Ortopedia.

 

 

OBJECTIVOS

  • Impulsionar a inclusão de alunos, que por motivos de saúde ou outros, tiveram de se afastar do sistema escolar, através da criação de uma “Escola Virtual”, que recrie nas suas metáforas os diversos serviços disponíveis numa escola, desde a sala de aula (em tempo real ou diferido) até à biblioteca;
  • Promover a mudança de paradigma no papel dos professores, com a integração das TIC em contexto escolar;
  • Definir abordagens pedagógicas, metodologias e processuais;

 

 

Algumas actividades desenvolvidas no âmbito do projecto:



Realização de actividades semanais no Hospital que procuraram recriar o ambiente escolar, minimizando assim o impacto da hospitalização e o consequente afastamento da escola.
Neste sentido a equipa desafiou algumas escolas da RAM para a preparação de actividades lúdicas/didácticas para serem apresentadas no hospital.

 

Acções de sensibilização a professores para utilização de metodologias inovadoras no apoio aos alunos

em internamento;

 

Contactos com o CHF para acompanhamento/identificação dos alunos hospitalizados;

 

Dinamização da plataforma Dokeos e gestão dos cursos de cada aluno já identificado;
Contactos com as escolas (Conselhos Executivos e Directores de Turma) para uniformizar o apoio.
Em suma, o ENECMA pretende estreitar as vias de comunicação e entendimento entre o sector da educação e da saúde e pode ser um veículo facilitador da mudança para uma realidade preconizada pela Escola-Hospital. A sua acção facilitadora de relações pedagógicas e humanas entre os diversos actores é uma mais valia que importa ser considerada e valorizada, recolhendo destas experiências as necessárias ilações para a construção de novas formas de combate ao insucesso escolar e exclusão, motivadas sobretudo por situações de doença.

 

Ajude-nos a melhorar as condições de vida destas crianças/jovens, mantendo-as incluídas e contribuindo

assim para a construção de uma cidadania activa.


Consulte o site : www.estounaescola.net

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Partilhe este artigo!

Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Twitter Submit to LinkedIn
 


Artigos Relacionados:


telefon dinleme