Inscrições abertas! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 01 Outubro 2018 09:38

logotipo3

O projeto possibilita, aos estabelecimentos de ensino da RAM, a oportunidade de requererem uma demonstração das aplicações educativas e dos jogos educativos multiplataforma, como instrumentos para a prática pedagógica na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico.

 

No presente ano letivo, o Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional continua a sua atuação na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico com o projeto ProRED.

O projeto ProRED (produção de recursos educativos digitais) tem como objetivo fulcral desenvolver recursos educativos, em formato digital, dirigidos à Educação Pré-escolar (Pré-ROM) e ao 1.º ciclo do Ensino Básico (O Pineco), que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem e investigação, assente numa estratégia de inovação e qualidade de difusão do conhecimento.

 

Pré-rom desenvolveu cinco aplicações multimédia, enquadradas no pacote temático “Animais domésticos” (O Cão, O Gato, O Pássaro, O Peixe) e Animais da Quinta (A Capoeira – A galinha, o pato e o peru). As aplicações multimédias englobam diversos recursos educativos digitais, entre os quais, destacamos: textos informativos, histórias, propostas de atividades, vídeos, fichas de trabalho, fotografias, músicas e jogos educativos.

 

aplicacoes prerom

 

O Pineco é uma aplicação educativa, gratuita, que ajudará os mais novos a aprender os conteúdos de diversas disciplinas, de uma forma lúdica! Esta aplicação, desenvolvida a pensar, essencialmente, nas necessidades dos alunos do 1.º ciclo, conta com questões de Português, de Matemática, de Estudo do Meio e de Segurança na Internet (1.º, 2.º e 3.º CEB) com níveis de dificuldade distintos. O jogo educativo multiplataforma, desenvolvido por professores e especialistas na área, tem como objetivos estimular capacidades cognitivas das crianças, como a habilidade manual, capacidade de concentração, memória, leitura e capacidade verbal; e oferecer experiências mais enriquecedoras e de acordo com os tempos em que vivemos.

 

aplicacoes pineco

 

Os estabelecimentos de ensino da RAM têm à disposição uma aplicação que permite a criação de jogos educativos multiplataforma de pergunta-resposta, por parte de alunos e/ou professores, no âmbito de qualquer área disciplinar ou não disciplinar, dirigidos aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico: O Pineco Editor.

 

pineco editor

 

No presente ano letivo, o projeto possibilita, aos estabelecimentos de ensino da RAM, a oportunidade de requererem uma demonstração das aplicações educativas e dos jogos educativos multiplataforma, como instrumentos para a prática pedagógica na Educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico.

 

Para proceder à inscrição, basta preencher o formulário disponível para o efeito, no portal ProRED, em ProRED na Escola.

 

Documento Orientador, clicar AQUI.

 

Para mais informações, consultar o portal do projeto ProRED, AQUI!