QIMINIS inovação no Pré-Escolar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 05 Fevereiro 2010 00:00

A Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas (DSTE) está a realizar uma actividade inovadora a nível da Educação Pré-Escolar, intitulada “QIMINIS”, no âmbito do projecto “Quadros Interactivos Multimédia na RAM”.

Esta actividade visa dar a conhecer a  utilização do quadro interactivo às Escolas de 1º Ciclo com Pré-Escolar e tem por finalidade a articulação das potencialidades do QIM com práticas baseadas na concepção de recursos interactivos. Neste contexto, torna-se imprescindível a inclusão de linguagens que fazem parte da realidade da criança, através do contacto com jogos, do recurso à internet e a diversos softwares educativos.

Com um trabalho de campo, muito positivo, realizado ao longo do ano lectivo anterior, em seis Infantários e Prés, a DSTE estendeu o projecto, no ano lectivo corrente, a 8 estabelecimentos de ensino, onde é disponibilizado um Quadro Interactivo Portátil, durante duas semanas (alternadas), para a realização de actividades didácticas. Previamente, são ministrados 5 momentos de formação às dezasseis educadoras dos estabelecimentos participantes no projecto, de forma a criar as competências necessárias à realização das actividades na escola.

A primeira reunião da actividade teve lugar no dia 26 de  Novembro 2009 pelas 14 horas e 30 minutos, no Auditório da Direcção Regional de Educação (DRE) e contou com a presença das Direcções e de Educadoras dos seguintes estabelecimentos de Ensino: EB1/PE do Tanque - Monte; EB1/PE do Tanque - Santo António; EB1/PE da Nazaré; EB1/PE do Galeão; EB1/PE da Achada; EB1/PE de Santo António da Serra; EB1/PE da Ponta do Sol; EB1/PE das Figueirinhas;  EB1/PE da Assomada; EB1/PE do Lombo de São João; EB1/PE e Creche de São Jorge.

Actualmente, decorrem já as actividades em escola, estando o QIM na Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar do Tanque-Monte, depois de ter visitado a Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar do Galeão. Na próxima semana o projecto decorrerá na Escola Básica do 1º Ciclo e Pré-Escolar das Figueirinhas.  

Share
Tweet
 


Artigos Relacionados:


telefon dinleme

 

 
 

QIMinis Vídeo