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Pensarápido

O lúdico ao serviço da educação! O Pensarapido é um jogo que permite aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula num ambiente descontraído e divertido. O jogo permite ainda comunicar em tempo real com os alunos de outras escolas da RAM Numa altura em que nos encontramos na era das tecnologias,...

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ProRED

O que poderá ser mais motivador para uma criança do que aprender brincando, sobretudo se puder utilizar Internet e/ou um dispositivo móvel? Com a massificação da Internet e dos dispositivos móveis abriram-se portas para as aplicações com conteúdos educativos. Esta nova realidade traz novos desafios aos agentes educativos, pais, encarregados de educação e docentes. Um dos segredos para o sucesso, além da motivação que...

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O Projeto CAP3R- Novo

O Mundo dos Robôs é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Envolva-se nas diferentes áreas curriculares dos diversos níveis de ensino, despertando assim a curiosidade e a imaginação dos alunos. ...

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TIC@EDU

As Tecnologias da Informação e Comunicação revolucionaram o ambiente escolar. Promovem momentos mágicos, experiências de aprendizagem apelativas e motivadoras, constituindo uma linguagem de comunicação e um instrumento de trabalho imprescindíveis, no mundo de hoje, onde é preciso conhecer e dominar... ...

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Apoio Escolar On-line

Uma forma fácil de estudar! O apoio extra à disposição de todos os alunos da RAM.Este Projeto propõe uma forma fácil e divertida de estudar!!! ...

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Educatic - Portal de Tecnologias Educativas
Recursos Educativos - Cubetto PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 15 Novembro 2017 14:19

Primo Cubetto 

 

Propõe a provar que crianças de 3 a 7 anos podem brincar com conceitos de computação como algoritmos e sequências de instrução de uma maneira muito divertida. O objetivo é que elas aprendam conceitos lógicos que mais tarde serão necessários para realizarem programação mais avançada. Através das peças que entra a programação: ao encaixar os blocos numa sequência, as crianças criam um código que determina o caminho que o robô deve seguir.

 

Recurso Programável

 

 

 

cubetto

Nome: Primo Cubetto

Recomendamos para: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos

Atividades de: Lógica de programação

 É constituído por três elementos principais: um robô chamado Cubetto, uma interface de entrada de instruções, e instruções dadas pelos blocos de madeira, cada um em uma cor e formato, que representam comandos (frente, esquerda, direita e função), que proporciona instruções de como o robô se deve mover.

Informática: Criar e inovar na resolução de problemas em ambientes de programação. Desenvolvimento do raciocínio lógico e algoritmia sequencial.

Matemática: Noções de medias de comprimentos e desenvolvimento de resolução de problemas.

Geometria: Desenvolvimento de competências ao nível da lateralidade e de orientação espacial.

Nota: O robô foi concebido para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos, contudo dependendo do grau de atividades, o desenvolvimento de algoritmia e lógica de programação poderá ser potenciado com jovens até os 15 anos. 

 
Hour of Code PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 09 Novembro 2017 16:08

Recentemente tivemos a confirmação de que somos parceiros regionais/internacionais deste evento. A nossa responsabilidade educativa continua a ser a mesma, contudo, seria importante a vossa participação.
https://hourofcode.com/pt

 

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CodeWeek -Madeira 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 26 Outubro 2017 10:21

CODEWEEK
De 7 a 22 de outubro, o projeto CAP3R dinamizou a aplicação de estratégias/atividades no contexto da robótica em contexto sala de aula. As requisições de material subiram, os pedidos de demonstração/workshops também, e por essa razão, obrigada a todos os professores que promoveram este evento.
Ainda no âmbito deste evento, de 13 a 18 de Outubro, os professores do grupo 550 da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (EBSAAS) apresentaram uma proposta ao CAP3R que consistiu em abrir as suas portas para pequenos grupos e demonstrar um pouco o que se faz neste projeto.
Esta atividade contou com 10 turmas da EBSAAS, mais de 115 alunos que participaram em atividades que envolveram o novo robot cubetto, novo roamer, littlebit, Realidade aumentada e virtual.
Sem dúvida, uma atividade gratificante para todos e que envolveu diversos níveis de ensino.

 

codeweek-logo

 

Ver mais em :https://www.facebook.com/educaticram/

 

 
PRORED - Já se encontram abertas as inscrições! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 18 Outubro 2017 10:13

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O projeto ProRed tem como objetivo fulcral desenvolver conteúdos educativos em formato digital, orientados para a Educação Pré-escolar (Pré-ROM) e para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico (O Pineco), que sirvam de suporte ao processo de ensino e aprendizagem e investigação, assente  numa estratégia  de inovação e                                                                                            qualidade de difusão do conhecimento.

 

 

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Programa Educamedia - Inscrições 2017/18 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 20 Julho 2017 00:00

 

Estão abertas as inscrições para os projetos do Programa Educamedia - Ano Letivo 2017/2018.

 

» Ficha de inscrição

» Documento orientador

 

Mais informações: www.educamedia.educatic.info 

 

 
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